Sustentabilidade é plantar um futuro que todos possam desfrutar dos mesmos privilégios que podemos hoje. É viver o hoje, pensando em quem ainda está por vir. (Rebeca Passos)

Você moraria numa casa de container?

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vamos falar sobre a água?


Antes de entrarmos de vez em alguns sistemas, vamos falar sobre um recurso natural super importante para nossa sobrevivência:

 A Água.



 Acreditava-se que este seria um recurso natural inesgotável, mas contrariamente está se esgotando, graças à imprudência de uma sociedade consumista que por muitos anos se preocupou apenas em se satisfazer, abusando dos recursos naturais, e somente de uns anos para cá, trazendo as atitudes sustentáveis, que começaram a entender que se não preservamos, vamos acabar sem água.



Hoje toda a água da Terra se distribui da seguinte forma:
·         água do mar: 97,0%;

·         geleiras: 2,2% e

·         água doce: 0,8% (água subterrânea 97,0%e superficial 3,0%).


Esta porcentagem tão reduzida mostra e comprova a diminuição do volume de água doce e limpa existente no planeta.

A região para um exemplo notável aqui no Brasil, é a grande São Paulo, onde o consumo exagerado das reservas naturais por causa do crescimento demográfico esta sendo muito maior do que a natureza pode repor, sem contar a grande poluição produzida, que ao contaminar diminui estas reservas de água limpa.

Apesar da orientação sugerida à população que se encontra mais informada, como: fechar torneiras enquanto escovam os dentes, fazem a barba, etc.; não usar mangueiras para lavar pisos, calçadas, automóveis; diminuir o tempo no banho; etc. Orientações estas que tem muito apoio, mas nem sempre são exemplos funcionais e tão simples para serem seguidos.

Mas existem outros recursos que podem nos ajudar de uma forma mais eficiente a economizar este bem natural evitando desperdícios tão preponderantes, além de estar efetivando, contudo uma atitude socioambiental. A água da chuva é destilada e cai sem cobrar impostos. Recolher essa água que vem do céu e aproveitá-la é uma tendência forte na busca de soluções para economizar água potável. A ideia é não perder a água da chuva que cai no telhado. Se ela não for captada, vai acabar se infiltrando na terra, ou então, pode ir para o sistema de águas pluviais urbanos. Se esse sistema estiver sobrecarregado, a água não captada vai aumentar o caos dos alagamentos.


E a chuva por si só, se houver uma devida acumulação, e ser tratada em regiões com um índice pluviométrico alto, poderia suprir 100% da água de uma residência, através da captação, armazenamento e reuso da água, oferecendo uma economia financeira e ainda ajudando o meio ambiente. E para que isto ocorra existem vários sistemas construtivos que sintetizam esta ideia, priorizando para uma grande economia da água e garantindo uma vida ecologicamente correta.

 Assim podemos destacar os seguintes sistemas:
Captação da água da chuva
Reuso da água
entre outros que falaremos mais em outros posts.

Rebeca Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário