Sustentabilidade é plantar um futuro que todos possam desfrutar dos mesmos privilégios que podemos hoje. É viver o hoje, pensando em quem ainda está por vir. (Rebeca Passos)

Você moraria numa casa de container?

quarta-feira, 7 de março de 2012

Definindo sustentabilidade em poucas palavras.

Para começar aqui, pensei em definir alguns termos que serão frequentemente usados em nosso projeto, e nada melhor do que definir sustentabilidade, em poucas palavras.

Sustentabilidade

Nos dias de hoje, mas do que nunca se tem ouvido falar em sustentabilidade. Virou um termo da moda. O que mais se vê é campanhas pra reciclagem, pra diminuir a poluição, sacolas biodegradáveis e incontáveis outros métodos para diminuir o impacto ao meio ambiente. 

A primeira definição de desenvolvimento sustentável é recente, foi cunhada pelo Bruntdlant Report, documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), em 1987. Neste documento desenvolvimento sustentável é definido como: “ o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.” Em outras palavras, é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.

Mas o que é sustentabilidade na prática?

Sustentabilidade é o uso de recursos naturais ou não de forma a diminuir os prejuízos causados ao meio ambiente. Garantindo assim a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida, preenchendo as necessidades humanas desses recursos naturais. Um desafio permanente a ser enfrentado diariamente. Ela permitirá que se mantenha a força vital e capacidade de regenerar-se, mesmo diante da exploração continua exercida pela mão humana, provendo recurso s e bem estar econômico social por muitas gerações.


Então, meu amigo leitor, agora você já sabe definir sustentabilidade. Essa foi nossa definição de hoje, logo mais falaremos sobre a sustentabilidade na construção civil.

Rebeca Passos

Nossa blogueira Rebeca brincando no meio das árvores. Rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário