Sustentabilidade é plantar um futuro que todos possam desfrutar dos mesmos privilégios que podemos hoje. É viver o hoje, pensando em quem ainda está por vir. (Rebeca Passos)

Você moraria numa casa de container?

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sustentabilidade na construção civil.


As questões ambientais têm ocupado cada vez mais um espaço maior na construção civil em diversos países. Foi no final da década de 1980 e início da década de 1990, que as questões de sustentabilidade chegaram à agenda da construção civil de forma incisiva, trazendo novos paradigmas.


A construção civil é responsável por entre 15 e 50 % do consumo dos recursos naturais extraídos. Em países como o Reino Unido o consumo de materiais de construção civil é de aproximadamente 6 toneladas/ano.habitante. É responsável por cerca de 70% do lixo gerado nas grandes metrópoles. O volume de entulho de construção e demolição gerado é até duas vezes maiores que o volume de lixo sólido urbano. Em São Paulo o volume de entulho gerado é de 2500 caminhões por dia.
Além disso, utiliza muita energia para a produção dos materiais de construção, gerando resíduos, como poeira e CO2, fora a grande quantidade de resíduos deixados em suas construções, sendo maior do que a de seus produtos, esse se tornou um dos temas para discussões sobre o assunto.

Qual a solução para esse problema?

Existem vários métodos, desde o reuso de entulho, até materiais desenvolvidos para diminuir o impacto causado. Dizer que existe um método que não vá poluir, é heresia, pois todos de certa forma prejudicam, a solução é diminuir o impacto causado e o lixo gerado. Como fazer isso? É fácil, é só planejar, utilizando os materiais disponíveis de maneira consciente e criar projetos inteligentes.

Um projeto sustentável

Um projeto sustentável é mais do que aproveitar água pluvial, da ventilação natural e do uso da energia solar. Para receber a credencial de empreendimento sustentável, o projeto precisa ser:

•             Ecologicamente correto: Usar os recursos naturais de maneira racional, proporcionando um menor impacto ecológico e potencializar os pontos positivos sobre toda as etapas da construção.

•             Economicamente viável: trazendo o justo retorno aos seus acionistas e investidores no curto, médio 
e longo prazos.

•             Socialmente justo e culturalmente aceito: o compromisso com o respeito e a comunidade local bem como a disseminação do conhecimento adquirido e aplicação ao projeto, contribuindo para o crescimento de todos envolvidos.

Como uma construção pode ser definida como ‘Sustentável’?

Em todo o mundo foram criados modelos de certificação, ao qual falaremos mais sobre esses modelos no próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário