Sustentabilidade é plantar um futuro que todos possam desfrutar dos mesmos privilégios que podemos hoje. É viver o hoje, pensando em quem ainda está por vir. (Rebeca Passos)

Você moraria numa casa de container?

domingo, 25 de março de 2012

Edificação sustentável custa mais caro?



Por princípio, a viabilidade econômica é uma das três condições para a sustentabilidade. Sendo as outras duas, não menos importantes, são as dimensões ambiental e social.
COMO ASSIM?
Vamos por partes...
A utilização de recursos sustentáveis não gera um aumento de preço, principalmente se são adotados durante a elaboração do projeto. Mas este pode, em alguns casos, até reduzir custos, mesmo que durante a implantação do projeto, o que gera um custo de cerca de 5% maior que as construções convencionais. Contudo, durante a ocupação do imóvel, esta poderá representar 30% de economia.
O estudo inglês Costing sustainability, “How much does it cost to archieve BREEAM and EcoHomes ratings (2004)”,  concluiu que em alguns casos a adoção de estratégias avançadas de sustentabilidade podem inclusive reduzir custos.
EXEMPLIFICANDO
Por exemplo, o sistema de aquecimento solar. Se usado em boas condições de orientação das placas, ele poder ser pago pela economia que gera em apenas um ano de uso!!! Edifícios que usam o sistema de reuso de água (a água de chuveiros e lavatórios, depois de tratamento, abastecem os sanitários) podem ter uma economia de água de 35%.
ALGUMAS DEFINIÇÕES
“A mudança de paradigma é inevitável e a viabilidade econômica depende do nosso conhecimento.” Vanderley Moacyr (Engenheiro civil e professor, é membro da Câmara Ambiental da Industria da Construção Civil e conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.)

“A construção sustentável não custa mais caro, desde que integrada na etapa de concepção do edifício, ou seja, desde a fase de projeto.”
Antônio Setin (presidente da construtora Setin)

“Além de gerar economia, a construção sustentável vai se valorizar. Ou seja, os imóveis sustentáveis terão maior valor de venda e revenda, em poucos anos”
Alexandre Melão (Esfera)

Nos próximos posts, falaremos sobre os sistemas construtivos sustentáveis, e o primeiro será sobre o reaproveitamento de água pluvial. Não percam.

Rebeca Passos


Um comentário:

  1. Através de estudos de custo X beneficio, podemos ter certeza que é bem mais viável este tipo de investimento. Onde o retorno financeiro estará em menos tempo que uma construção normal. Se utilizarmos "tetos solares", reutilização da água de chuva e de banho, entre outras formas.

    ResponderExcluir