Sustentabilidade é plantar um futuro que todos possam desfrutar dos mesmos privilégios que podemos hoje. É viver o hoje, pensando em quem ainda está por vir. (Rebeca Passos)

Você moraria numa casa de container?

sexta-feira, 9 de março de 2012

Modelos de certificação

Como foi previamente dito no post anterior, hoje falaremos sobre os modelos de certificação, para determinar o quão sustentável é uma edificação.

Falaremos sobre dois modelos de certificação utilizados aqui no Brasil.
O Leadership in Energy and Environmental Design, LEED, e a Certificação da Construção Sustentável - Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

Leadership in energy and Environmental Design (LEED)

O LEED foi o primeiro certificado do gênero a chegar ao Brasil. É emitido pela representação brasileira do Green Building Council(instituição norte-americana sem fins lucrativos que promove a responsabilidade ambiental, econômica e social na construção civil), GBC, que funciona com sede em São Paulo, SP.

O GBC não emite apenas certificados mas também atua promovendo cursos, seminários e palestras, em diferentes cidades, para desenvolver e divulgar a construção sustentável no país e capacitar os profissionais da área.
Em 1998, foi posto em prática e atualmente já possuem ou estão em fase de aprovação cerca de 14 mil projetos no mundo. É a certificação mais conhecida e recorrida no Brasil.

Conheça os critérios da certificação
A construção é avaliada de acordo com pré-requisitos de redução da emissão de resíduos, racionalização do uso de água, eficiência energética, conforto e saúde do ambiente interno, sustentabilidade dos materiais e do espaço.
O LEED fornece seis tipos de certificações:
- New Construction (Prédios novos) - Existing Buildings (Prédios existentes) - Commercial Interiors (Interiores de edificações comerciais) - Core and Shell (Prédios de múltiplos usuários) - Residências - Neighborhood Development (Desenvolvimento urbano).

Certificação da Construção Sustentável – Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental)

A AQUA é a primeira norma brasileira para certificação de construções sustentáveis.  Desenvolvido pela Fundação Vanzolini, em parceria com o Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP, e com o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment, da França, está baseado na certificação francesa HQE - Haute Qualité Environment e foi lançado oficialmente em 2008.

 Trata-se de um selo, uma Certificação da Construção Sustentável, atestando de forma inegável e inequívoca a Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento, provada por meio de auditorias independentes.

Conheça como é concedido o certificado
O processo AQUA requer a definição de um perfil de desempenho (bom, superior ou excelente) em 14 categorias distribuídas em eco-gestão, eco-construção, conforto e saúde. Cada uma dessas categorias se desdobra em critérios e indicadores relativos de desempenho, que podem ser consultados no site da Fundação Vanzolini.

O certificado é concedido em três fases. A primeira é a de programa, a segunda é a de concepção e a terceira de realização.

Quais são os benefícios de uma obra certificada?
Os benefícios de um Empreendimento Certificado Processo AQUA são: qualidade de vida do usuário; economias de água, energia, disposição de resíduos e manutenção; e contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região

No próximo post falaremos sobre a arquitetura sustentável, e o que um projeto precisa ter para ser definido como sustentável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário